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7853 - Ideias e oportunidades de negócio

✅ CURSO FINANCIADO DISPONÍVEL PARA EMPREGADOS E DESEMPREGADOS. ABRANGE TRABALHADORES POR CONTA DE OUTREM, CONTA PRÓPRIA/ RECIBO VERDE E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

⚠️ APENAS PARA RESIDENTES NAS REGIÕES NORTE, CENTRO E ALENTEJO

Online | FMC
  • Início: 29/05/2025
  • Fim: 29/07/2025
  • Horário: 9h30 - 12h30
  • Dias: 3ª e 5ª-feira
Ficha de Pré-Inscrição
Destinatários

Os/as candidatos/as devem cumprir os seguintes requisitos:

  • Idade: igual ou superior a 18 anos
  • Residência: regiões Norte, Centro e Alentejo
  • Habilitações literárias: iguais ou superiores ao 9º ano
  • Situação profissional: empregado/a – inclui trabalhadores por conta de outrem, por conta própria/ recibo verde e Administração Pública – ou desempregado/a

As sessões de formação online síncronas decorrerão nos seguintes dias:

  • Maio: 29
  • Junho: 3, 5, 12, 17, 24 e 26
  • Julho: 1, 3, 8, 10, 15, 17, 22, 24 e 29
Objetivos

Objetivos do curso:

  • Identificar os desafios e problemas como oportunidades.
  • Identificar ideias de criação de pequenos negócios, reconhecendo as necessidades do público-alvo e do mercado.
  • Descrever, analisar e avaliar uma ideia de negócio capaz de satisfazer necessidades.
  • Identificar e aplicar as diferentes formas de recolha de informação necessária à criação e orientação de um negócio.
  • Reconhecer a viabilidade de uma proposta de negócio, identificando os diferentes fatores de sucesso e insucesso.
  • Reconhecer as características de um negócio e as atividades inerentes à sua prossecução.
  • Identificar os financiamentos, apoios e incentivos ao desenvolvimento de um negócio, em função da sua natureza e plano operacional.
Programa

Conteúdos programáticos do curso:

  • Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio
    • Noção de negócio sustentável
    • Identificação e satisfação das necessidades
      • Formas de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores
      • Formas de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presente as normas de qualidade, ambiente e inovação
  • Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio
    • Conceito básico de negócio
      • Como resposta às necessidades da sociedade
    • Das oportunidades às ideias de negócio
      • Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias
      • Análise de uma ideia de negócio – potenciais clientes e mercado (target)
      • Descrição de uma ideia de negócio
    • Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes
  • Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado
    • Formas de recolha de informação
      • Direta – junto de clientes, da concorrência, de eventuais parceiros ou promotores
      • Indireta – através de associações ou serviços especializados – públicos ou privados, com recurso a estudos de mercado/viabilidade e informação disponível on-line ou noutros suportes
    • Tipo de informação a recolher
      • O negócio, o mercado (nacional, europeu e internacional) e a concorrência
      • Os produtos ou serviços
      • O local, as instalações e os equipamentos
      • A logística – transporte, armazenamento e gestão de stocks
      • Os meios de promoção e os clientes
      • O financiamento, os custos, as vendas, os lucros e os impostos
  • Análise de experiências de criação de negócios
    • Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo
      • Por setor de atividade/mercado
      • Por negócio
    • Modelos de negócio
      • Benchmarking
      • Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes
      • Parceria de outsourcing
      • Franchising
      • Estruturação de raiz
      • Outras modalidades
  • Definição do negócio e do target
    • Definição sumária do negócio
    • Descrição sumária das atividades
    • Target a atingir
  • Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios
    • Meios e recursos de apoio à criação de negócios
    • Serviços e apoios públicos – programas e medidas
    • Banca, apoios privados e capitais próprios
    • Parcerias
  • Desenvolvimento e validação da ideia de negócio
    • Análise do negócio a criar e sua validação prévia
    • Análise crítica do mercado
      • Estudos de mercado
      • Segmentação de mercado
    • Análise crítica do negócio e/ou produto
      • Vantagens e desvantagens
      • Mercado e concorrência
      • Potencial de desenvolvimento
      • Instalação de arranque
    • Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social
  • Tipos de negócio
    • Natureza e constituição jurídica do negócio
      • Atividade liberal
      • Empresário em nome individual
      • Sociedade por quotas
  • Contacto com entidades e recolha de informação no terreno
    • Contactos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …)
    • Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de empresas ou de negócios, etc…)

Os conteúdos podem ser ajustados de acordo com o perfil e as necessidades dos/as formandos/as.

Organização

O curso está organizado da seguinte forma:

  • Formato: Realizado online, com sessões síncronas através do Zoom
  • Requisitos técnicos: O/A formando/a deve dispor de um computador com acesso à Internet e câmara, a qual deve estar ligada durante toda a sessão.

Condições adicionais:

  • Registo e diagnóstico: Na primeira sessão de formação, o/a formando/a deve registar-se no portal Academia Portugal Digital (https://academiaportugaldigital.pt/) e realizar um diagnóstico de competências digitais.
  • Repetição de UFCD: Não é permitido repetir uma UFCD para a qual já tenha sido certificado/a.
  • Número mínimo de inscrições: O curso será realizado apenas se houver um mínimo de 18 inscrições confirmadas.
Inscrição

Para formalizar a inscrição, deve preencher a Ficha de Pré-Inscrição.

Após a submissão, deverá ficar atento/a ao seu e-mail, pois receberá um e-mail automático com instruções para o envio dos seguintes documentos:

  • Certificado de habilitações
  • Comprovativo de residência fiscal (nas regiões Norte, Centro ou Alentejo)
  • Comprovativo da situação profissional (empregado/a por conta de outrem, conta própria/ recibo verde ou desempregado/a)
  • Comprovativo do horário de trabalho
  • Comprovativo de IBAN (PT50)

O número de vagas é limitado e as inscrições são confirmadas por ordem de chegada. Por isso, é essencial que todos os documentos sejam entregues até à data limite indicada no e-mail.

Caso o número de inscrições exceda as vagas disponíveis, terão prioridade os candidatos que não tenham registado desistências sem justificação em cursos anteriores.

Pagamentos

Curso de frequência gratuita.

O/A formando/a terá direito a um Subsídio de Alimentação de 6,00€/dia, condicionado ao aproveitamento no curso e ao cumprimento dos requisitos de assiduidade.

Este subsídio é concedido exclusivamente nas sessões de formação em que o/a formando/a registe uma frequência mínima de 3 horas e que se realizem fora do horário de trabalho.

Nota: Para ser elegível para o subsídio, é necessário entregar o comprovativo do horário de trabalho e um comprovativo bancário que contenha o IBAN e a identificação do/a formando/a.


FINANCIAMENTO

PESSOAS 2030 | TO 4030 – Formações Modulares Certificadas | Operação n.º PESSOAS-FSE+-00946700

Certificação

Será atribuído ao/à formando/a um Certificado de Qualificações, desde que obtenha uma classificação mínima de 10 valores (50%) e cumpra as regras de assiduidade.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões:

  • Avaliação formativa: Assiduidade, pontualidade e qualidade das intervenções nas sessões síncronas (15%) e responsabilidade (15%)
  • Avaliação sumativa: Ficha de avaliação da aprendizagem (70%)
Assiduidade

Para obter a certificação, é necessário ter uma frequência efetiva de 90% do número total de horas do curso

Testemunhos

Formadora: Alexandra Barbosa

Ficha de Pré-Inscrição

Cofinanciado por: