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9210: Atendimento não presencial ao cliente

Somos a única entidade formadora em Portugal certificada pela SGS na norma ISO 21001 - Sistema de Gestão das Organizações Educativas/ Formativas

B-Learning: Online | Matosinhos
  • Início: 12/04/2023
  • Fim: 22/05/2023
  • Horário: 19h - 22h
  • Dias: 2ª, 4ª e 6ª-feira
B-Learning: Online | Viseu
  • Início: 19/04/2023
  • Fim: 29/05/2023
  • Horário: 19h - 22h
  • Dias: 2ª, 4ª e 6ª-feira
Ficha de Pré-Inscrição
Destinatários

Os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos:

  • Idade: igual ou superior a 18 anos e inferior a 66 anos
  • Habilitações literárias: iguais ou superiores ao 9º ano
  • Situação profissional: trabalhadores com vínculo contratual (com empresas ou instituições sociais) ou por conta própria (trabalhadores independentes/ emissão de “recibos verdes”)
  • Local de sede ou delegação da entidade empregadora: concelhos das regiões Norte ou Centro

Notas:

  • Na constituição dos grupos, apenas serão validadas as inscrições de pessoas cuja entidade empregadora tenha sede ou delegação nas regiões Norte ou Centro
  • As sessões de formação decorrerão nos seguintes dias:
    • Online: dias 12, 14, 17, 19, 21, 24, 26 e 28/abr; 3, 5, 8, 10, 12, 15, 17 e 19/mai | Matosinhos: dia 22/mai
    • Online: dias 19, 21, 24, 26 e 28/abr; 3, 5, 8, 10, 12, 15, 17, 19, 22, 24, 26/mai | Viseu: dia 29/mai
  • Não são admitidas pessoas com vínculo profissional a entidades da Administração Pública e pessoas em situação de desemprego
Objetivos

Pretende-se que no final do curso os formandos sejam capazes de:

  • Identificar os princípios do e-commerce e do e-mercado
  • Reconhecer a especificidade da comunicação comercial em comércio a distância
  • Identificar e caracterizar as fases de atendimento ao cliente em contexto telefónico e através de plataformas multicanais
  • Aplicar as técnicas de comunicação verbal e não específicas do atendimento não presencial
  • Aplicar as regras de comunicação escrita nos diferentes canais de comunicação a distância (loja online, plataforma digital, redes sociais)
Programa

Atendimento ao cliente através de meios interativos ou digitais

  • Funções e competências do técnico de comunicação e assistência ao cliente no atendimento ao cliente
  • Organização das equipas em empresas de contact centre

Comércio a distância – conceitos gerais

  • Comércio por via telefónica
  • Comércio através de plataformas digitais e canais online
  • Comércio fora do estabelecimento comercial
  • Conceito e âmbito do e-commerce
  • Características do e-commerce
  • Segurança do comércio eletrónico

e-Business- conceitos gerais

  • Conceito e âmbito dos serviços prestados
  • Características dos serviços de e-business

Estratégias de comunicação no comércio a distância

  • Marketing direto na internet
  • Utilização dos canais online como estratégia de marketing
  • Lojas online, plataformas multicanais, redes sociais

Atendimento ao cliente em contexto telefónico

  • Abordagem inicial
  • Diagnóstico de necessidades
  • Análise prévia do comportamento do e-consumidor
  • Estrutura de um guião de “perguntas tipo”

Importância dos aspetos não verbais na comunicação comercial a distância

  • Linguagem positiva
  • Comunicação paralinguística
  • Técnicas de expressão
  • Retórica e persuasão

Estratégias de captação e fidelização de cliente

Aspetos legais e éticos do comércio a distância

  • Deveres de informação pré-contratual das empresas nos sítios da internet
  • Condições contratuais de venda, entrega e pós venda
  • Modalidades de entrega ou de prestação de serviço
  • Meios e formas de pagamento
  • Normas de conduta da comunicação comercial
Organização

O curso assenta no seguinte modelo de organização:

  • Realizado em regime de B-Learning/ Misto, composto por sessões online e uma sessão presencial com a duração de 1 hora (em Matosinhos ou Viseu)
  • As sessões online/ síncronas são realizadas através do Zoom
  • Exige que o formando disponha de computador com acesso à Internet e câmara – obrigatoriamente ligada durante toda a sessão

Devem, ainda, se atendidas às seguintes condições:

  • Na primeira sessão de formação, o formando deverá efetuar o seu registo no portal Academia Portugal Digital (https://academiaportugaldigital.pt/) e proceder ao diagnóstico de competências digitais
  • Um formando não pode repetir a frequência de uma UFCD em que foi certificado
  • A realização do curso fica dependente de um número mínimo de 18 inscrições confirmadas
Inscrição

Para formalização da inscrição, o candidato deverá preencher a Pré-Inscrição, sendo posteriormente contactado via e-mail para entrega dos seguintes documentos:

  • Certificado de habilitações
  • Comprovativo da situação profissional
  • Comprovativo de horário de trabalho
  • Comprovativo de IBAN

O número de vagas é limitado, sendo reservadas por ordem de confirmação das inscrições, o que implica a entrega obrigatória anterior ao início da ação de formação dos documentos aqui identificados.

Pagamentos

Atribuição ao formando de Subsídio de Alimentação no valor de 5,20€/ dia mediante aproveitamento, cumprimento dos requisitos de assiduidade e apenas nas sessões de formação com a duração de 3 horas, fora do horário de trabalho.

Nota: quando elegível, o pagamento fica dependente da entrega de comprovativo de horário de trabalho e de comprovativo bancário onde conste o IBAN e a identificação do titular/ formando.

Certificação

Atribuição ao formando de Certificado de Qualificações, mediante aproveitamento (classificação mínima de 10 valores/ 50%) e cumprimento das regras de assiduidade.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:

  • Avaliação formativa: assiduidade, pontualidade e qualidade das intervenções nas sessões síncronas (15%) e responsabilidade (15%)
  • Avaliação sumativa: ficha de avaliação da aprendizagem (70%)
Assiduidade

Frequência efetiva de 90% do número de horas do curso (a certificação e pagamento do subsídio de alimentação estão dependentes do cumprimento deste requisito).

Ficha de Pré-Inscrição

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