9210: Atendimento não presencial ao cliente
Somos a única entidade formadora em Portugal certificada pela SGS na norma ISO 21001 - Sistema de Gestão das Organizações Educativas/ Formativas
- Início: 12/04/2023
- Fim: 22/05/2023
- Horário: 19h - 22h
- Dias: 2ª, 4ª e 6ª-feira
- Início: 19/04/2023
- Fim: 29/05/2023
- Horário: 19h - 22h
- Dias: 2ª, 4ª e 6ª-feira
- Formação Financiada Empregados, Digital
- Este curso pode ser desenvolvido gratuitamente na sua empresa ou instituição social. Saiba como. Contacte-nos.
- 50 horas
- 0,00
Destinatários
Os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos:
- Idade: igual ou superior a 18 anos e inferior a 66 anos
- Habilitações literárias: iguais ou superiores ao 9º ano
- Situação profissional: trabalhadores com vínculo contratual (com empresas ou instituições sociais) ou por conta própria (trabalhadores independentes/ emissão de “recibos verdes”)
- Local de sede ou delegação da entidade empregadora: concelhos das regiões Norte ou Centro
Notas:
- Na constituição dos grupos, apenas serão validadas as inscrições de pessoas cuja entidade empregadora tenha sede ou delegação nas regiões Norte ou Centro
- As sessões de formação decorrerão nos seguintes dias:
- Online: dias 12, 14, 17, 19, 21, 24, 26 e 28/abr; 3, 5, 8, 10, 12, 15, 17 e 19/mai | Matosinhos: dia 22/mai
- Online: dias 19, 21, 24, 26 e 28/abr; 3, 5, 8, 10, 12, 15, 17, 19, 22, 24, 26/mai | Viseu: dia 29/mai
- Não são admitidas pessoas com vínculo profissional a entidades da Administração Pública e pessoas em situação de desemprego
Objetivos
Pretende-se que no final do curso os formandos sejam capazes de:
- Identificar os princípios do e-commerce e do e-mercado
- Reconhecer a especificidade da comunicação comercial em comércio a distância
- Identificar e caracterizar as fases de atendimento ao cliente em contexto telefónico e através de plataformas multicanais
- Aplicar as técnicas de comunicação verbal e não específicas do atendimento não presencial
- Aplicar as regras de comunicação escrita nos diferentes canais de comunicação a distância (loja online, plataforma digital, redes sociais)
Programa
Atendimento ao cliente através de meios interativos ou digitais
- Funções e competências do técnico de comunicação e assistência ao cliente no atendimento ao cliente
- Organização das equipas em empresas de contact centre
Comércio a distância – conceitos gerais
- Comércio por via telefónica
- Comércio através de plataformas digitais e canais online
- Comércio fora do estabelecimento comercial
- Conceito e âmbito do e-commerce
- Características do e-commerce
- Segurança do comércio eletrónico
e-Business- conceitos gerais
- Conceito e âmbito dos serviços prestados
- Características dos serviços de e-business
Estratégias de comunicação no comércio a distância
- Marketing direto na internet
- Utilização dos canais online como estratégia de marketing
- Lojas online, plataformas multicanais, redes sociais
Atendimento ao cliente em contexto telefónico
- Abordagem inicial
- Diagnóstico de necessidades
- Análise prévia do comportamento do e-consumidor
- Estrutura de um guião de “perguntas tipo”
Importância dos aspetos não verbais na comunicação comercial a distância
- Linguagem positiva
- Comunicação paralinguística
- Técnicas de expressão
- Retórica e persuasão
Estratégias de captação e fidelização de cliente
Aspetos legais e éticos do comércio a distância
- Deveres de informação pré-contratual das empresas nos sítios da internet
- Condições contratuais de venda, entrega e pós venda
- Modalidades de entrega ou de prestação de serviço
- Meios e formas de pagamento
- Normas de conduta da comunicação comercial
Organização
O curso assenta no seguinte modelo de organização:
- Realizado em regime de B-Learning/ Misto, composto por sessões online e uma sessão presencial com a duração de 1 hora (em Matosinhos ou Viseu)
- As sessões online/ síncronas são realizadas através do Zoom
- Exige que o formando disponha de computador com acesso à Internet e câmara – obrigatoriamente ligada durante toda a sessão
Devem, ainda, se atendidas às seguintes condições:
- Na primeira sessão de formação, o formando deverá efetuar o seu registo no portal Academia Portugal Digital (https://academiaportugaldigital.pt/) e proceder ao diagnóstico de competências digitais
- Um formando não pode repetir a frequência de uma UFCD em que foi certificado
- A realização do curso fica dependente de um número mínimo de 18 inscrições confirmadas
Inscrição
Para formalização da inscrição, o candidato deverá preencher a Pré-Inscrição, sendo posteriormente contactado via e-mail para entrega dos seguintes documentos:
- Certificado de habilitações
- Comprovativo da situação profissional
- Comprovativo de horário de trabalho
- Comprovativo de IBAN
O número de vagas é limitado, sendo reservadas por ordem de confirmação das inscrições, o que implica a entrega obrigatória anterior ao início da ação de formação dos documentos aqui identificados.
Pagamentos
Atribuição ao formando de Subsídio de Alimentação no valor de 5,20€/ dia mediante aproveitamento, cumprimento dos requisitos de assiduidade e apenas nas sessões de formação com a duração de 3 horas, fora do horário de trabalho.
Nota: quando elegível, o pagamento fica dependente da entrega de comprovativo de horário de trabalho e de comprovativo bancário onde conste o IBAN e a identificação do titular/ formando.
Certificação
Atribuição ao formando de Certificado de Qualificações, mediante aproveitamento (classificação mínima de 10 valores/ 50%) e cumprimento das regras de assiduidade.
Avaliação
No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:
- Avaliação formativa: assiduidade, pontualidade e qualidade das intervenções nas sessões síncronas (15%) e responsabilidade (15%)
- Avaliação sumativa: ficha de avaliação da aprendizagem (70%)
Assiduidade
Frequência efetiva de 90% do número de horas do curso (a certificação e pagamento do subsídio de alimentação estão dependentes do cumprimento deste requisito).