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Percurso Comunicação e relacionamento interpessoal

Online
  • Início: 02/02/2022
  • Fim: 28/03/2022
  • Horário: 19h - 22h
  • Dias: 2ª, 4ª e 6ªf
Ficha de Pré-Inscrição
Destinatários

Os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos:

  • Residência: nas regiões Norte, Centro ou Alentejo
  • Idade: igual ou superior a 18 anos e inferior a 66 anos
  • Situação profissional: ativos empregados por conta de outrem, por conta própria (trabalhadores independentes) ou desempregados NÃO DLD
  • Habilitações literárias: iguais ou superiores ao 9º ano

Datas das sessões:

  • 0350 – Comunicação interpessoal – comunicação assertiva: 2, 4, 7, 9, 11, 14, 16, 18, 21, 23, 25 e 28/Fev; 2, 4, 7 e 9/Mar
  • 0403 – Relacionamento interpessoal: 11, 14, 16, 18, 21, 23, 25 e 28/Mar
Objetivos

Pretende-se que no final do curso os formandos sejam capazes de:

0350 – Comunicação interpessoal – comunicação assertiva

  • Identificar e caracterizar os elementos intervenientes no processo de comunicação e os diferentes perfis comunicacionais
  • Desenvolver a comunicação assertiva
  • Identificar e transpor as barreiras que surgem nas diferentes fases do processo de comunicação
  • Realizar os diversos tipos de processamento interno da informação
  • Aplicar os diferentes tipos de perguntas no processo de comunicação

0403 – Relacionamento interpessoal

  • Reconhecer e descrever a importância das relações interpessoais para o desempenho da atividade
  • Aplicar técnicas de comunicação escrita e oral no âmbito do desenvolvimento da atividade
Programa

0350 – Comunicação interpessoal – comunicação assertiva: 50 horas

  • Processo de comunicação e perfis comunicacionais
    • Função e importância dos elementos que intervêm no processo de comunicação
      • Emissor/Receptor
      • Canal
      • Mensagem/código
      • Contexto
      • Feedback
    • Diferentes perfis comunicacionais
      • Passivo
      • Agressivo
      • Manipulador
      • Assertivo
  • Comunicação assertiva
    • Particularidades e vantagens do perfil assertivo
    • Empatia
  • Barreiras à comunicação
    • Barreiras gerais do processo de comunicação
    • Barreiras típicas das diferentes fases do processo de comunicação
  • Processamento interno da informação
    • Processamento fonético
    • Processamento literal (significado)
    • Processamento reflexivo (empático)
  • Tipos de perguntas no processo de comunicação
    • Abertas
    • Fechadas
    • Retorno
    • Reformulação

0403 – Relacionamento interpessoal: 25 horas

  • Relacionamento interpessoal
    • Principais interlocutores:
      • Internos
      • Externos
    • Factores pessoais
      • Auto estima e afiliação
      • Motivação
      • Realização pessoal e profissional
    • Factores organizacionais
      • Criação de ambientes propícios à colaboração e entreajuda
      • Capacidade de influenciar decisões e melhorias nos processos internos
      • Capacidade de melhorar o desempenho da empresa e dos fornecedores, através de um melhor entendimento dos objetivos e necessidades de cada interlocutor
    • Factores relacionais
      • Rigor / objectividade
      • Eficácia e assertividade
      • Empatia e disponibilidade
      • Capacidade partilhar, cooperar e acompanhar
      • Recolher contributos das entidades envolvidas
      • Capacidade de resolução de conflitos e de situações geradoras de ansiedade
  • Comunicação escrita e oral
    • Conteúdos e língua
    • Linguagem corporal
    • Estilos de linguagem
    • Ajustar a linguagem ao objetivo da informação
    • Clara seleção e identificação dos destinatários
    • Escolha do formato a utilizar
    • Formas de arquivo
Organização

O curso assenta no seguinte modelo de organização:

  • Percurso de formação constituído por 2 UFCD’s
  • Realizado em regime de e-Learning (online)
  • Sessões síncronas via Zoom, complementadas com a plataforma Moodle
  • Exige que o formando disponha de computador com câmara ligada e acesso à Internet

Devem, ainda, se atendidas às seguintes condições:

  • Um formando não pode repetir a frequência de uma UFCD em que foi certificado
  • A realização do curso fica dependente de um número mínimo de 18 inscrições confirmadas
  • O curso não poderá integrar mais de de 50% de formandos provenientes da mesma entidade patronal
Inscrição

Para formalização da inscrição, o candidato deverá preencher a Inscrição, sendo posteriormente contactado via e-mail para entrega dos seguintes documentos:

  • Certificado de habilitações
  • Comprovativo da situação profissional
  • Comprovativo de horário de trabalho (para ativos empregados)
  • Comprovativo bancário onde conste o IBAN e a identificação do titular/ formando
  • Comprovativo de morada completa

O número de vagas é limitado, sendo que no processo de seleção serão priorizadas as inscrições das pessoas que possam frequentar as 2 UFCD’s que constituem o percurso de formação (que não tenham validado anteriormente alguma das UFCD’s).

O processo de análise das inscrições para posterior seleção implica a prévia entrega de todos os documentos aqui identificados.

A eventual seleção de candidatos na situação profissional de “desempregado Não DLD” está sujeita aos limites aprovados para o projeto formativo e dependente da existência de vagas não preenchidas por candidatos na situação profissional de ativo empregado.

Pagamentos

Atribuição ao formando, mediante aproveitamento, cumprimento dos requisitos de assiduidade e desde que a formação decorra em horário pós-laboral, de Subsídio de Alimentação no valor de 4,77€/ dia.

Nota: quando elegível, o pagamento fica dependente da entrega de comprovativo de horário de trabalho com data anterior à data de início do curso (aplicável aos ativos empregados) e de comprovativo bancário onde conste o IBAN e a identificação do titular/ formando.

Certificação

Atribuição ao formando, mediante aproveitamento em cada UFCD e cumprimento das regras de assiduidade, de Certificado de Qualificações (por UFCD).

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:

  • Avaliação formativa: assiduidade, pontualidade e qualidade das intervenções nas sessões síncronas (10%) e responsabilidade (10%)
  • Avaliação sumativa: ficha de avaliação da aprendizagem (80%)
Assiduidade

Frequência efetiva de 90% do número de horas de cada UFCD (a certificação e pagamento do subsídio de alimentação referente a cada UFCD está dependente do cumprimento deste requisito).

Ficha de Pré-Inscrição

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