ESPECIALIZAÇÃO | Digital Marketing, E-Commerce & Business Strategy
✅ CURSO FINANCIADO DISPONÍVEL PARA RESIDENTES EM TODAS AS REGIÕES
⚠️ EXCLUSIVO PARA EMPREGADOS POR CONTA DE OUTRÉM E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS SINDICALIZADOS
- Início: 06/02/2025
- Fim: 12/06/2025
- Horário: 19h - 22h
- Dias: 3ª e 5ª-feira
- Formação Financiada
- 200 horas
- Gratuito | Síncrona+Assíncrona
Destinatários
Os/as candidatos/as devem cumprir os seguintes requisitos:
- Idade: igual ou superior a 18 anos e inferior a 66 anos
- Habilitações literárias: iguais ou superiores ao 12º ano
- Situação profissional: Trabalhadores por conta de outrem e funcionários públicos sindicalizados (sindicatos filiados em organizações sindicais com assento na Comissão Permanente de Concertação Social)
Atendendo a que se trata de um curso de especialização, o processo de seleção dará prioridade a profissionais que comprovem, de forma documentada, o desempenho de funções na área do marketing digital.
Curso online com o seguinte modelo de organização:
- Sessões síncronas: 90 horas
- Sessões assíncronas: 110 horas
Objetivos
Objetivos do curso:
- Enquadrar concetualmente o processo estratégico de marketing digital;
- Identificar e aplicar técnicas de suporte à implementação de uma campanha de marketing digital integrada, selecionado as redes sociais ajustadas ao plano estratégico e aos resultados visados;
- Implementar um projeto de e-commerce, suportado numa plataforma de loja virtual;
- Aplicar o regime jurídico do direito de autor, da proteção de dados e da propriedade industrial no desenvolvimento de campanhas de marketing digital, de forma a assegurar o cumprimento das disposições legais e a proteção das criações.
Programa
Conteúdos programáticos
- Módulo 1: Digital marketing strategy (12h síncronas + 8h assíncronas)
- Introdução ao marketing digital
- Domínios do marketing digital: B2B, B2C, C2B E C2C
- Caracterização do perfil e comportamento do consumidor digital
- Estratégia de marketing e comunicação digital
- Módulo 2: Social media marketing (27h síncronas + 23h assíncronas)
- Tipos e características das principais redes sociais: Facebook, Instangram, Linkdin e Youtube
- Estratégia nos social media: objetivos, segmentação, métricas e resultados
- Search Engine Marketing (SEM) e Search Engine Optimization (SEO), Search Engine Advertising (SEA), Social Media Marketing (SMM): estratégias de otimização para mecanismos de busca
- Google Ads: palavras-chave e estratégia de pesquisa
- E-mail marketing: melhores práticas no desenvolvimento e gestão de campanhas
- Métricas fundamentais em SEO, SEA, SEM, SMM e email marketing
- Análise de audiências, conteúdos, interações e conversões
- Avaliação do ROI em Marketing Digital
- Módulo 3: E-commerce: loja online (30h síncronas + 30h assíncronas)
- Fundamentos do e-commerce e modelo de negócio
- Da estratégia à implementação de um negócio online
- Estrutura de uma loja online
- Plataformas de E-commerce
- Princípios e processos de criação de uma loja online
- Características técnicas e integrações:
- Layout design
- Gestão da loja
- Catálogo de produtos
- Pagamentos online
- Portes de envio
- Promoções e cupões
- Estatísticas
- Segurança
- Alojamento de alta performance
- Integrações externas
- Estratégias de gestão e comunicação com o cliente
- Módulo 4: Direitos de autor, proteção de dados e propriedade industrial (12h síncronas + 8h assíncronas)
- Direito de autor
- Contexto legal – a propriedade intelectual e o Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos (CDADC)
- Proteção de dados
- Bases de dados
- Dados pessoais
- Propriedade industrial
- A proteção jurídica – o código da propriedade industrial
- As marcas
- Os logótipos
- Os desenhos ou modelos (design)
- Relação com o direito de autor
- Direito de autor
- Módulo 5: Projeto: plano de marketing digital (9h síncronas + 41h assíncronas)
Os conteúdos podem ser ajustados de acordo com o perfil e as necessidades dos/as formandos/as.
Organização
O curso está organizado da seguinte forma:
- Formato: Realizado online, com sessões síncronas através do Zoom e sessões assíncronas.
- Atividades pedagógicas: As sessões assíncronas previstas para cada módulo estão suportadas em atividades pedagógicas de realização obrigatória pelos/as formandos.
- Requisitos técnicos: O/A formando/a deve dispor de um computador com acesso à Internet e câmara, a qual deve estar ligada durante toda a sessão.
Condições adicionais:
- Registo e diagnóstico: Na primeira sessão de formação, o/a formando/a deve registar-se no portal Academia Portugal Digital (https://academiaportugaldigital.pt/) e realizar um diagnóstico de competências digitais.
- Número mínimo de inscrições: O curso será realizado apenas se houver um mínimo de 20 inscrições confirmadas.
Inscrição
Para formalizar a inscrição, deve preencher a Ficha de Pré-Inscrição.
Após a submissão, deverá ficar atento/a ao seu e-mail, pois receberá um e-mail automático com instruções para o envio dos seguintes documentos:
- Certificado de habilitações
- Comprovativo da situação profissional
- Comprovativo do horário de trabalho
- Comprovativo de IBAN
- Comprovativo de sindicalização, se funcionário público (declaração da organização sindical, comprovativo de pagamento de quota atual ou recibo de vencimento atual com desconto da quota)
O número de vagas é limitado e as inscrições são sujeitas a um processo de seleção. Por isso, é essencial que todos os documentos sejam entregues até à data limite indicada no e-mail.
Atendendo a que se trata de um curso de especialização, o processo de seleção dará prioridade a profissionais que comprovem, de forma documentada, o desempenho de funções na área do marketing digital.
Pagamentos
Curso de formação de frequência gratuita.
O/A formando/a terá direito a um Subsídio de Alimentação de 6,00€/dia, condicionado ao aproveitamento e ao cumprimento dos requisitos de assiduidade.
Este subsídio é concedido exclusivamente nas sessões de formação em que o/a formando/a registe uma frequência mínima de 3 horas e que se realizem fora do horário de trabalho.
Nota: Para ser elegível para o subsídio, é necessário entregar o comprovativo do horário de trabalho e um comprovativo bancário que contenha o IBAN e a identificação do/a formando/a.
Certificação
Quando o/a formando/a obtém uma classificação mínima de 10 valores (50%) e cumpre as regras de assiduidade, é emitido um Certificado de Formação Profissional.
Avaliação
No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões:
- Avaliação formativa: Assiduidade, pontualidade e qualidade das intervenções nas sessões síncronas e responsabilidade.
- Avaliação sumativa: Atividades pedagógicas nas sessões assíncronas e ficha de avaliação da aprendizagem.
Assiduidade
Para obter a certificação, é necessário ter uma frequência efetiva de 90% do número total de horas do curso.
Testemunhos
Formadores:
- Lourenço Madureira
- Ana Lage (módulo 4)