fbpx

ESPECIALIZAÇÃO | Digital Marketing, E-Commerce & Business Strategy

✅ CURSO FINANCIADO DISPONÍVEL PARA RESIDENTES EM TODAS AS REGIÕES

⚠️ EXCLUSIVO PARA EMPREGADOS POR CONTA DE OUTRÉM E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS SINDICALIZADOS

Online | +Digital
  • Início: 06/02/2025
  • Fim: 12/06/2025
  • Horário: 19h - 22h
  • Dias: 3ª e 5ª-feira
Ficha de Pré-Inscrição
Destinatários

Os/as candidatos/as devem cumprir os seguintes requisitos:

  • Idade: igual ou superior a 18 anos e inferior a 66 anos
  • Habilitações literárias: iguais ou superiores ao 12º ano
  • Situação profissionalTrabalhadores por conta de outrem e funcionários públicos sindicalizados (sindicatos filiados em organizações sindicais com assento na Comissão Permanente de Concertação Social)

Atendendo a que se trata de um curso de especialização, o processo de seleção dará prioridade a profissionais que comprovem, de forma documentada, o desempenho de funções na área do marketing digital.


Curso online com o seguinte modelo de organização:

  • Sessões síncronas: 90 horas
  • Sessões assíncronas: 110 horas
Objetivos

Objetivos do curso:

  • Enquadrar concetualmente o processo estratégico de marketing digital;
  • Identificar e aplicar técnicas de suporte à implementação de uma campanha de marketing digital integrada, selecionado as redes sociais ajustadas ao plano estratégico e aos resultados visados;
  • Implementar um projeto de e-commerce, suportado numa plataforma de loja virtual;
  • Aplicar o regime jurídico do direito de autor, da proteção de dados e da propriedade industrial no desenvolvimento de campanhas de marketing digital, de forma a assegurar o cumprimento das disposições legais e a proteção das criações.
Programa

Conteúdos programáticos

  • Módulo 1: Digital marketing strategy (12h síncronas + 8h assíncronas)
    • Introdução ao marketing digital
    • Domínios do marketing digital: B2B, B2C, C2B E C2C
    • Caracterização do perfil e comportamento do consumidor digital
    • Estratégia de marketing e comunicação digital
  • Módulo 2: Social media marketing (27h síncronas + 23h assíncronas)
    • Tipos e características das principais redes sociais: Facebook, Instangram, Linkdin e Youtube
    • Estratégia nos social media: objetivos, segmentação, métricas e resultados
    • Search Engine Marketing (SEM) e Search Engine Optimization (SEO), Search Engine Advertising (SEA), Social Media Marketing (SMM): estratégias de otimização para mecanismos de busca
    • Google Ads: palavras-chave e estratégia de pesquisa
    • E-mail marketing: melhores práticas no desenvolvimento e gestão de campanhas
    • Métricas fundamentais em SEO, SEA, SEM, SMM e email marketing
    • Análise de audiências, conteúdos, interações e conversões
    • Avaliação do ROI em Marketing Digital
  • Módulo 3: E-commerce: loja online (30h síncronas + 30h assíncronas)
    • Fundamentos do e-commerce e modelo de negócio
    • Da estratégia à implementação de um negócio online
    • Estrutura de uma loja online
    • Plataformas de E-commerce
    • Princípios e processos de criação de uma loja online
    • Características técnicas e integrações:
      • Layout design
      • Gestão da loja
      • Catálogo de produtos
      • Pagamentos online
      • Portes de envio
      • Promoções e cupões
      • Estatísticas
      • Segurança
      • Alojamento de alta performance
      • Integrações externas
    • Estratégias de gestão e comunicação com o cliente
  • Módulo 4: Direitos de autor, proteção de dados e propriedade industrial (12h síncronas + 8h assíncronas)
    • Direito de autor
      • Contexto legal – a propriedade intelectual e o Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos (CDADC)
    • Proteção de dados
      • Bases de dados
      • Dados pessoais
    • Propriedade industrial
      • A proteção jurídica – o código da propriedade industrial
      • As marcas
      • Os logótipos
      • Os desenhos ou modelos (design)
      • Relação com o direito de autor
  • Módulo 5: Projeto: plano de marketing digital (9h síncronas + 41h assíncronas)

Os conteúdos podem ser ajustados de acordo com o perfil e as necessidades dos/as formandos/as.

Organização

O curso está organizado da seguinte forma:

  • Formato: Realizado online, com sessões síncronas através do Zoom e sessões assíncronas.
  • Atividades pedagógicas: As sessões assíncronas previstas para cada módulo estão suportadas em atividades pedagógicas de realização obrigatória pelos/as formandos.
  • Requisitos técnicos: O/A formando/a deve dispor de um computador com acesso à Internet e câmara, a qual deve estar ligada durante toda a sessão.

Condições adicionais:

  • Registo e diagnóstico: Na primeira sessão de formação, o/a formando/a deve registar-se no portal Academia Portugal Digital (https://academiaportugaldigital.pt/) e realizar um diagnóstico de competências digitais.
  • Número mínimo de inscrições: O curso será realizado apenas se houver um mínimo de 20 inscrições confirmadas.
Inscrição

Para formalizar a inscrição, deve preencher a Ficha de Pré-Inscrição.

Após a submissão, deverá ficar atento/a ao seu e-mail, pois receberá um e-mail automático com instruções para o envio dos seguintes documentos:

  • Certificado de habilitações
  • Comprovativo da situação profissional
  • Comprovativo do horário de trabalho
  • Comprovativo de IBAN
  • Comprovativo de sindicalização, se funcionário público (declaração da organização sindical, comprovativo de pagamento de quota atual ou recibo de vencimento atual com desconto da quota)

O número de vagas é limitado e as inscrições são sujeitas a um processo de seleção. Por isso, é essencial que todos os documentos sejam entregues até à data limite indicada no e-mail.

Atendendo a que se trata de um curso de especialização, o processo de seleção dará prioridade a profissionais que comprovem, de forma documentada, o desempenho de funções na área do marketing digital.

Pagamentos

Curso de formação de frequência gratuita.

O/A formando/a terá direito a um Subsídio de Alimentação de 6,00€/dia, condicionado ao aproveitamento e ao cumprimento dos requisitos de assiduidade.

Este subsídio é concedido exclusivamente nas sessões de formação em que o/a formando/a registe uma frequência mínima de 3 horas e que se realizem fora do horário de trabalho.

Nota: Para ser elegível para o subsídio, é necessário entregar o comprovativo do horário de trabalho e um comprovativo bancário que contenha o IBAN e a identificação do/a formando/a.

Certificação

Quando o/a formando/a obtém uma classificação mínima de 10 valores (50%) e cumpre as regras de assiduidade, é emitido um Certificado de Formação Profissional.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões:

  • Avaliação formativa: Assiduidade, pontualidade e qualidade das intervenções nas sessões síncronas e responsabilidade.
  • Avaliação sumativa: Atividades pedagógicas nas sessões assíncronas e ficha de avaliação da aprendizagem.
Assiduidade

Para obter a certificação, é necessário ter uma frequência efetiva de 90% do número total de horas do curso.

Testemunhos

Formadores:

  • Lourenço Madureira
  • Ana Lage (módulo 4)

Ficha de Pré-Inscrição

Cofinanciado por: