Gestão das relações e dos conflitos
Este curso pode ser desenvolvido na modalidade intraempresa. Saiba como.
- Horário: 24h/dia - 7dias/semana
- Dias: Início imediato após inscrição
- Formação Contínua, Desenvolvimento pessoal
- 30 horas
- 99
Destinatários
Pessoas que, no âmbito da sua atividade profissional, tenham interesse/necessidade em adquirir conhecimentos no âmbito da gestão das relações e dos conflitos.
Objetivos
Em termos de competências específicas, pretende-se que no final do curso os formandos sejam capazes de:
- Distinguir os diferentes tipos de conflitos e prever as suas consequências práticas
- Controlar o diálogo durante a resolução do conflito
- Construir uma relação de confiança durante o processo negocial
- Conduzir a negociação para uma solução conjunta do conflito
Programa
Analisar a dinâmica relacional em situações de conflitos
- Os tipos de conflitos nas organizações
- As relações de poder e o seu impacto na dinâmica relacional e na eclosão de conflitos
- A comunicação ineficaz como fator de conflito
- As relações de força: atitudes de ataque e defesa
Identificar os estilos pessoais nas situações de conflito
- Autodiagnóstico do estilo individual de gestão dos conflitos
- Conhecer melhor o outro e a forma como ele reage
- Selecionar os comportamentos chave e os meios práticos para reforçar uma atitude de base positiva
- Ultrapassar os bloqueios pessoais que dificultam a procura de critérios comuns para construir soluções conjuntas
Desenvolver as atitudes e comportamentos que facilitem a resolução dos conflitos
- Fases do desenvolvimento dos conflitos: da perceção de incompatibilidade à busca das soluções
- Construir e manter um clima de confiança: utilizar um processo de comunicação com base nos interesses mútuos
- Potenciar a atitude cooperativa nos outros para facilitar a negociação
A negociação como forma positiva de resolução de conflitos
- Caracterizar as situações de negociação na resolução de conflitos
- As principais estratégias de negociação
- Escolher a sua estratégia em função do objetivo e da situação
- Fazer as escolhas adequadas e adaptá-las ao processo de negociação
Organização
O curso assenta no seguinte modelo de organização:
- Realizado em regime de e-Learning (online)
- Composto por sessões assíncronas e de autoestudo (suportadas na plataforma Moodle)
- O formando tem a possibilidade de realizar o curso ao longo de 30 dias, de forma autónoma e flexível, ajustado ao seu ritmo e em função da sua disponibilidade (em termos de dias e horários)
- É assegurado ao formando um acompanhamento pedagógico permanente, através de e-mail ou chat, sendo-lhe assegurada uma resposta no prazo máximo de 24 horas
Inscrição
Para formalização da inscrição, o candidato deverá preencher a Inscrição.
Pagamentos
Após a formalização da inscrição, será remetido um e-mail com indicações para processamento do pagamento.
Após a validação do pagamento, será contactado para agendar o início da ação de formação, nas datas e horários que lhe forem mais convenientes.
Certificação
Atribuição ao formando, mediante aproveitamento (avaliação igual ou superior a 50%), de Certificado de Formação Profissional.
Avaliação
No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:
- Avaliação formativa: responsabilidade (20%)
- Avaliação sumativa: ficha de avaliação da aprendizagem (80%)