Gestão das relações e dos conflitos

Este curso pode ser desenvolvido na modalidade intraempresa. Saiba como.

E-learning
  • Horário: 24h/dia - 7dias/semana
  • Dias: Início imediato após inscrição
Inscrição
Destinatários

Pessoas que, no âmbito da sua atividade profissional, tenham interesse/necessidade em adquirir conhecimentos no âmbito da gestão das relações e dos conflitos.

Objetivos

Em termos de competências específicas, pretende-se que no final do curso os formandos sejam capazes de:

  • Distinguir os diferentes tipos de conflitos e prever as suas consequências práticas
  • Controlar o diálogo durante a resolução do conflito
  • Construir uma relação de confiança durante o processo negocial
  • Conduzir a negociação para uma solução conjunta do conflito
Programa

Analisar a dinâmica relacional em situações de conflitos

  • Os tipos de conflitos nas organizações
  • As relações de poder e o seu impacto na dinâmica relacional e na eclosão de conflitos
  • A comunicação ineficaz como fator de conflito
  • As relações de força: atitudes de ataque e defesa

Identificar os estilos pessoais nas situações de conflito

  • Autodiagnóstico do estilo individual de gestão dos conflitos
  • Conhecer melhor o outro e a forma como ele reage
  • Selecionar os comportamentos chave e os meios práticos para reforçar uma atitude de base positiva
  • Ultrapassar os bloqueios pessoais que dificultam a procura de critérios comuns para construir soluções conjuntas

Desenvolver as atitudes e comportamentos que facilitem a resolução dos conflitos

  • Fases do desenvolvimento dos conflitos: da perceção de incompatibilidade à busca das soluções
  • Construir e manter um clima de confiança: utilizar um processo de comunicação com base nos interesses mútuos
  • Potenciar a atitude cooperativa nos outros para facilitar a negociação

A negociação como forma positiva de resolução de conflitos

  • Caracterizar as situações de negociação na resolução de conflitos
  • As principais estratégias de negociação
  • Escolher a sua estratégia em função do objetivo e da situação
  • Fazer as escolhas adequadas e adaptá-las ao processo de negociação
Organização

O curso assenta no seguinte modelo de organização:

  • Realizado em regime de e-Learning (online)
  • Composto por sessões assíncronas e de autoestudo (suportadas na plataforma Moodle)
  • O formando tem a possibilidade de realizar o curso ao longo de 30 dias, de forma autónoma e flexível, ajustado ao seu ritmo e em função da sua disponibilidade (em termos de dias e horários)
  • É assegurado ao formando um acompanhamento pedagógico permanente, através de e-mail ou chat, sendo-lhe assegurada uma resposta no prazo máximo de 24 horas
Inscrição

Para formalização da inscrição, o candidato deverá preencher a Inscrição.

Pagamentos

Após a formalização da inscrição, será remetido um e-mail com indicações para processamento do pagamento.

Após a validação do pagamento, será contactado para agendar o início da ação de formação, nas datas e horários que lhe forem mais convenientes.

Certificação

Atribuição ao formando, mediante aproveitamento (avaliação igual ou superior a 50%), de Certificado de Formação Profissional.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise:

  • Avaliação formativa: responsabilidade (20%)
  • Avaliação sumativa: ficha de avaliação da aprendizagem (80%)

Inscrição

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