Estratégias de Marketing Digital e Gestão de Redes Sociais
✅ PERCURSO FINANCIADO DISPONÍVEL PARA RESIDENTES EM TODAS AS REGIÕES
⚠️ EXCLUSIVO PARA EMPREGADOS POR CONTA DE OUTRÉM E FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS SINDICALIZADOS
- Início: 27/01/2025
- Fim: 05/03/2025
- Horário: 19h - 22h
- Dias: 2ª, 4ª e 6ª-feira
- Formação Financiada
- 50 horas
- Gratuito | 2ª, 4ª e 6ª-feira
Destinatários
Os/as candidatos/as devem cumprir os seguintes requisitos:
- Idade: igual ou superior a 18 anos e inferior a 66 anos
- Habilitações literárias: iguais ou superiores ao 9º ano
- Situação profissional: Trabalhadores por conta de outrem e funcionários públicos sindicalizados (sindicatos filiados em organizações sindicais com assento na Comissão Permanente de Concertação Social)
As sessões de formação online síncronas decorrerão nos seguintes dias:
- Janeiro: 27, 29 e 31
- Fevereiro: 3, 5, 7, 10, 12, 14, 17, 19, 21, 24, 26 e 28
- Março: 5
Objetivos
Objetivos do percurso de formação:
9978 – Técnicas de marketing digital e gestão de redes sociais
- Caracterizar o funcionamento dos motores de pesquisa
- Reconhecer os motores de pesquisa enquanto meios de marketing e publicidade
- Analisar campanhas de marketing digital
- Integrar redes sociais e blogues na atividade de um sítio web
- Caracterizar e distinguir redes sociais
- Definir planos de comunicação e de marketing digital
- Gerir e aferir resultados provenientes de uma estratégia de marketing digital
9219 – Social media
- Identificar as diferentes redes sociais existentes
- Aplicar os socials media como instrumentos de marketing relacional com o cliente
- Gerir as redes socias numa campanha de comunicação e de marketing das empresas
Programa
Conteúdos programáticos do percurso de formação:
9978 – Técnicas de marketing digital e gestão de redes sociais
- Motores de pesquisa
- Funcionamento
- Algoritmos de pesquisa
- Indexação
- Palavras-chave
- Ferramentas de análise SEO (Search Engine Optimization)
- Analytics
- Campanhas de marketing digital
- Relevância e reputação dos blogues
- Redes sociais e blogues
- Estrutura e características
- Configuração e personalização
- Gestão de páginas
- Grupos e perfis
- Identificação e interação com públicos-alvo.
- Gestão integrada
- Medição e avaliação de resultados
- Ferramentas de automação
- Plataformas de marketing social
- Planos de comunicação e marketing digital
9219 – Social media
- Introdução ao social media
- História e evolução de social media
- O Novo paradigma da comunicação
- Mobile social media
- Plataformas e redes sociais
- Plano estratégico
- O futuro móvel e social
- Conteúdo para redes sociais
- Interação com os utilizadores
- Diferentes formatos de conteúdos
- Conteúdo visual
- Vídeo marketing
- Novas funções
- Social media manager
- Social media strategist
- Community manager
- Content strategist
- Monitorização e gestão da reputação online
- Social media ROI
- Social CRM
- Gestão das redes sociais
- Gestão das redes sociais para a construção de uma relação de fidelização com o cliente
- Monitorização e gestão da reputação online
Os conteúdos podem ser ajustados de acordo com o perfil e as necessidades dos/as formandos/as.
Organização
O percurso de formação está organizado da seguinte forma:
- Estrutura: Inclui as UFCDs 9978 – Técnicas de marketing digital e gestão de redes sociais (25 horas) e 9219 – Social media (25 horas)
- Formato: Realizado online, com sessões síncronas através do Zoom
- Requisitos técnicos: O/A formando/a deve dispor de um computador com acesso à Internet e câmara, a qual deve estar ligada durante toda a sessão.
Condições adicionais:
- Registo e diagnóstico: Na primeira sessão de formação, o/a formando/a deve registar-se no portal Academia Portugal Digital (https://academiaportugaldigital.pt/) e realizar um diagnóstico de competências digitais.
- Repetição de UFCD: Não é permitido repetir uma UFCD para a qual já tenha sido certificado/a.
- Número mínimo de inscrições: O curso será realizado apenas se houver um mínimo de 18 inscrições confirmadas.
Inscrição
Para formalizar a inscrição, deve preencher a Ficha de Pré-Inscrição.
Após a submissão, deverá ficar atento/a ao seu e-mail, pois receberá um e-mail automático com instruções para o envio dos seguintes documentos:
- Certificado de habilitações
- Comprovativo da situação profissional
- Comprovativo do horário de trabalho
- Comprovativo de IBAN
- Comprovativo de sindicalização, se funcionário público (declaração da organização sindical, comprovativo de pagamento de quota atual ou recibo de vencimento atual com desconto da quota)
O número de vagas é limitado e as inscrições são confirmadas por ordem de chegada. Por isso, é essencial que todos os documentos sejam entregues até à data limite indicada no e-mail.
Caso o número de inscrições exceda as vagas disponíveis, terão prioridade os candidatos que não tenham registado desistências sem justificação em cursos anteriores.
Pagamentos
Percurso de formação de frequência gratuita.
O/A formando/a terá direito a um Subsídio de Alimentação de 6,00€/dia, condicionado ao aproveitamento na/s respetiva/s UFCDs e ao cumprimento dos requisitos de assiduidade.
Este subsídio é concedido exclusivamente nas sessões de formação em que o/a formando/a registe uma frequência mínima de 3 horas e que se realizem fora do horário de trabalho.
Nota: Para ser elegível para o subsídio, é necessário entregar o comprovativo do horário de trabalho e um comprovativo bancário que contenha o IBAN e a identificação do/a formando/a.
Certificação
Quando o/a formando/a obtém uma classificação mínima de 10 valores (50%) e cumpre as regras de assiduidade em cada UFCD, é emitido um Certificado de Qualificações que identifica as UFCDs que integram o percurso de formação:
- 9978 – Técnicas de marketing digital e gestão de redes sociais
- 9219 – Social media
Avaliação
No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões em cada UFCD:
- Avaliação formativa: Assiduidade, pontualidade e qualidade das intervenções nas sessões síncronas (15%) e responsabilidade (15%)
- Avaliação sumativa: Ficha de avaliação da aprendizagem (70%)
Assiduidade
Para obter a certificação, é necessário ter uma frequência efetiva de 90% do número total de horas de cada UFCD.
Testemunhos
Formadora: Catarina Cruz