fbpx

Digital Marketing, E-Commerce & Business Strategy

Esta formação é elegível no âmbito da medida CHEQUE-FORMAÇÃO +DIGITAL financiada pelo PRR.

Usufrua do seu CHEQUE-FORMAÇÃO +DIGITAL com um APOIO FINANCEIRO DE 750€. 💸

Em parceria com a Site.pt, Líder na criação de sites profissionais em Portugal.

B-Learning
  • Início: 14/05/2024
  • Fim: 24/08/2024
  • Horário: 19h - 22h30
  • Dias: 3ª e 5ª-feira
Ficha de Pré-Inscrição
Destinatários

Profissionais em exercício de funções na área de especialização do curso ou novos profissionais que pretendam aprofundar os seus conhecimentos de estratégia de marketing com foco no digital.

Para obtenção do financiamento no âmbito da medida Cheque-Formação + Digital:

  • Trabalhadores de uma empresa/entidade empregadora (trabalhadores por conta de outrem);
  • Trabalhadores Independentes com rendimentos empresariais ou profissionais;
  • Empresários em Nome Individual;
  • Sócios de Sociedades Unipessoais.

 

Objetivos

Em termos de competências específicas, pretende-se que no final do curso os/as formandos/as sejam capazes de:

  • Enquadrar concetualmente o processo estratégico de marketing digital;
  • Identificar e aplicar técnicas de suporte à implementação de uma campanha de marketing digital integrada, selecionado as redes sociais ajustadas ao plano estratégico e aos resultados visados;
  • Implementar um projeto de e-commerce, suportado numa plataforma de loja virtual;
  • Aplicar o regime jurídico do direito de autor, da proteção de dados e da propriedade industrial no desenvolvimento de campanhas de marketing digital, de forma a assegurar o cumprimento das disposições legais e a proteção das criações.
Programa

Módulo 1: Digital marketing strategy _ 20 horas

  • Introdução ao marketing digital
  • Domínios do marketing digital: B2B, B2C, C2B E C2C
  • Caracterização do perfil e comportamento do consumidor digital
  • Estratégia de marketing e comunicação digital

Módulo 2: Social media marketing _ 55 horas

  • Tipos e características das principais redes sociais: Facebook, Instangram, Linkdin e Youtube
  • Estratégia nos social media: objetivos, segmentação, métricas e resultados
  • Search Engine Marketing (SEM) e Search Engine Optimization (SEO), Search Engine Advertising (SEA), Social Media Marketing (SMM): estratégias de otimização para mecanismos de busca
  • Google Ads: palavras-chave e estratégia de pesquisa
  • E-mail marketing: melhores práticas no desenvolvimento e gestão de campanhas
  • Métricas fundamentais em SEO, SEA, SEM, SMM e email marketing
  • Análise de audiências, conteúdos, interações e conversões
  • Avaliação do ROI em Marketing Digital

Módulo 3: E-commerce: loja online _ 60 horas

  • Fundamentos do e-commerce e modelo de negócio
  • Da estratégia à implementação de um negócio online
  • Estrutura de uma loja online
  • Plataformas de E-commerce
  • Princípios e processos de criação de uma loja online
  • Características técnicas e integrações:
    • Layout design
    • Gestão da loja
    • Catálogo de produtos
    • Pagamentos online
    • Portes de envio
    • Promoções e cupões
    • Estatísticas
    • Segurança
    • Alojamento de alta performance
    • Integrações externas
  • Estratégias de gestão e comunicação com o cliente

Módulo 4: Direitos de autor, proteção de dados e propriedade industrial _ 25 horas

  • Direito de autor
    • Contexto legal – a propriedade intelectual e o Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos (CDADC)
  • Proteção de dados
    • Bases de dados
    • Dados pessoais
  • Propriedade industrial
    • A proteção jurídica – o código da propriedade industrial
    • As marcas
    • Os logótipos
    • Os desenhos ou modelos (design)
    • Relação com o direito de autor

Módulo 5: Projeto: plano de marketing digital _ 50 horas

Organização

O curso assenta no seguinte modelo de organização:

  • Realizado em regime de b-Learning, composto por sessões online síncronas (91 horas) e assíncronas (111 horas) e por sessões presenciais (8 horas)
  • As sessões online/ síncronas são realizadas através do Zoom
  • Exige que o formando disponha de computador com acesso à Internet e câmara – obrigatoriamente ligada durante toda a sessão
  • A sessão presencial decorre dia 24-08-2024, sábado, no Centro de Formação de Matosinhos

De forma a facilitar o contacto com plataformas e ferramentas digitais, assim como consolidar a aprendizagem prática dos formandos sobre os conteúdos programáticos, nos módulos 2 e 3 serão desenvolvidos workshops temáticos, dinamizados por profissionais da empresa site.pt, líder na criação de sites profissionais em Portugal.

Inscrição

Para formalização da inscrição, o candidato deverá preencher a Ficha de Pré-Inscrição, sendo posteriormente contactado via e-mail para entrega dos seguintes documentos:

  • Curriculum vitae
  • Certificado de habilitações

Nas situações em que o n.º de inscrições exceda o n.º de vagas, será dada prioridade a pessoas sem registo de desistência sem justificação em cursos anteriores.

A realização do curso fica dependente de um número mínimo de 15 inscrições confirmadas/ pagas.

Pagamentos

Após a formalização da pré-inscrição e entrega dos documentos obrigatórios, o candidato será contactado via e-mail com indicação das seguintes condições de pagamento:

  • Inscrição: 50€, no momento da inscrição
  • 1ª prestação: 250€, até 06-05-2024
  • 2ª prestação: 250€, até 14-07-2024
  • 3ª prestação: 200€, até 24-08-2024

O valor pode ser financiado integralmente ao formando pelo IEFP, no âmbito da medida Cheque-Formação + Digital. Candidaturas abertas.

Preencha a Ficha de Pré-Inscrição e APOIAMO-LO/A NA PREPARAÇÃO DA SUA CANDIDATURA através do IEFP Online (a candidatura é da exclusiva responsabilidade do participante, sendo da competência do IEFP a sua aprovação, não tendo a Tecla qualquer responsabilidade nesse processo).

Certificação

Atribuição ao formando de Certificado de Formação Profissional, mediante aproveitamento (classificação mínima de 10 valores/ 50%) e cumprimento das regras de assiduidade em cada módulo.

Avaliação

No âmbito da avaliação, serão consideradas as seguintes dimensões de análise em cada módulo:

  • Avaliação formativa: assiduidade, pontualidade e qualidade das intervenções nas sessões síncronas (15%) e responsabilidade (15%)
  • Avaliação sumativa: ficha de avaliação da aprendizagem (70%)
Assiduidade

Frequência efetiva de 90% do número de horas do curso em cada módulo (a certificação está dependente do cumprimento deste requisito)

Ficha de Pré-Inscrição

Cofinanciado por: