fbpx

A atividade profissional do Técnico Familiar e de Apoio à Comunidade

Somos a única entidade formadora em Portugal certificada pela SGS na norma ISO 21001 - Sistema de Gestão das Organizações Educativas/ Formativas

Online
  • Horário: 24h/dia - 7dias/semana
  • Dias: Início imediato
Ficha de Pré-Inscrição
Destinatários

Pessoas que, no âmbito da sua atividade profissional, tenham necessidade ou interesse em adquirir conhecimentos relacionados com a intervenção do técnico familiar e de apoio à comunidade.

Objetivos

Pretende-se que no final do curso os/as formandos/as sejam capazes de:

  • Identificar o âmbito de intervenção do técnico familiar e de apoio à comunidade e o quadro regulamentar aplicável à atividade
  • Identificar os deveres e direitos do profissional
  • Explicar a importância de assumir uma postura profissional baseada em valores éticos e deontológicos
  • Explicar o papel do profissional na melhoria contínua dos processos de prestação de cuidados pessoais e à comunidade
Programa

Técnico Familiar e de Apoio à Comunidade

  • Enquadramento legal da atividade
  • Âmbito de intervenção do técnico familiar e de apoio à comunidade
  • Atividades e responsabilidades do técnico familiar e de apoio à comunidade
  • A importância da atuação de acordo com normas e orientações dos técnicos responsáveis
  • Principais normas e regulamentos aplicáveis à atividade
  • Princípios éticos da atuação do profissional
    • Código de conduta
    • Deveres de confidencialidade e sigilo
    • Atitudes e valores inerentes à atividade
    • Respeito pela privacidade e intimidade das pessoas
    • Respeito pela diferença
  • Aspetos legais relacionados com o exercício da profissão

Postura profissional do técnico familiar e de apoio à comunidade:

  • Conceito de postura profissional
  • Imagem profissional
  • Normas e orientações da instituição

Conceitos e princípios da qualidade

  • Conceito de qualidade
  • Conceito de eficácia e de eficiência
  • A importância da qualidade na prestação de cuidados pessoais e à comunidade

Os processos da qualidade nas diferentes Respostas Sociais:

  • Processos-chave
  • Manual da Qualidade
  • Documentação de apoio

O papel do profissional na melhoria contínua

  • Conceito de melhoria contínua
  • Monitorização da qualidade
  • Ações preventivas e corretivas
  • Controlo/auditorias internas
Organização

O curso assenta no seguinte modelo de organização:

  • Realizado online;
  • Composto por sessões de autoestudo (suportadas na documentação pedagógica disponibilizada na plataforma Moodle) e complementadas com sessões assíncronas de suporte ao apoio pedagógico e esclarecimento de dúvidas;
  • O/A formando/a tem a possibilidade de realizar o curso ao longo de 30 dias, de forma autónoma e flexível, ajustado ao seu ritmo e em função da sua disponibilidade (em termos de dias e horários);
  • É assegurado ao/à formando/a um acompanhamento pedagógico permanente, através de e-mail, sendo-lhe assegurada uma resposta no prazo máximo de 48 horas.

Este curso pode ser desenvolvido na modalidade intraempresa, isto é, baseado na constituição de um grupo de colaboradores/as da própria organização. Para mais informações sobre modelo de organização e encargos, contacte-nos.

Inscrição

Para formalização da inscrição, o/a candidato/a deverá preencher a Ficha de Pré-Inscrição.

Pagamentos

Após a formalização da pré-inscrição, será remetido um e-mail com indicações para processamento do pagamento.

Após a validação do pagamento, será contactado/a para agendar o início da ação de formação, nas datas e horários que lhe forem mais convenientes.

Certificação

Atribuição ao/à formando/a, mediante aproveitamento (avaliação sumativa igual ou superior a 50%), de um Certificado de Formação Profissional.

Avaliação

No âmbito da avaliação, será considerada a seguinte dimensão de análise:

  • Avaliação sumativa: ficha de avaliação da aprendizagem (100%).

Ficha de Pré-Inscrição