A atividade profissional do Técnico Familiar e de Apoio à Comunidade
Somos a única entidade formadora em Portugal certificada pela SGS na norma ISO 21001 - Sistema de Gestão das Organizações Educativas/ Formativas
- Horário: 24h/dia - 7dias/semana
- Dias: Início imediato
- Desenvolvimento pessoal, Formação Contínua
- Este curso pode ser desenvolvido na modalidade intraempresa. Contacte-nos.
- 25 horas
- 185
Destinatários
Pessoas que, no âmbito da sua atividade profissional, tenham necessidade ou interesse em adquirir conhecimentos relacionados com a intervenção do técnico familiar e de apoio à comunidade.
Objetivos
Pretende-se que no final do curso os/as formandos/as sejam capazes de:
- Identificar o âmbito de intervenção do técnico familiar e de apoio à comunidade e o quadro regulamentar aplicável à atividade
- Identificar os deveres e direitos do profissional
- Explicar a importância de assumir uma postura profissional baseada em valores éticos e deontológicos
- Explicar o papel do profissional na melhoria contínua dos processos de prestação de cuidados pessoais e à comunidade
Programa
Técnico Familiar e de Apoio à Comunidade
- Enquadramento legal da atividade
- Âmbito de intervenção do técnico familiar e de apoio à comunidade
- Atividades e responsabilidades do técnico familiar e de apoio à comunidade
- A importância da atuação de acordo com normas e orientações dos técnicos responsáveis
- Principais normas e regulamentos aplicáveis à atividade
- Princípios éticos da atuação do profissional
- Código de conduta
- Deveres de confidencialidade e sigilo
- Atitudes e valores inerentes à atividade
- Respeito pela privacidade e intimidade das pessoas
- Respeito pela diferença
- Aspetos legais relacionados com o exercício da profissão
Postura profissional do técnico familiar e de apoio à comunidade:
- Conceito de postura profissional
- Imagem profissional
- Normas e orientações da instituição
Conceitos e princípios da qualidade
- Conceito de qualidade
- Conceito de eficácia e de eficiência
- A importância da qualidade na prestação de cuidados pessoais e à comunidade
Os processos da qualidade nas diferentes Respostas Sociais:
- Processos-chave
- Manual da Qualidade
- Documentação de apoio
O papel do profissional na melhoria contínua
- Conceito de melhoria contínua
- Monitorização da qualidade
- Ações preventivas e corretivas
- Controlo/auditorias internas
Organização
O curso assenta no seguinte modelo de organização:
- Realizado online;
- Composto por sessões de autoestudo (suportadas na documentação pedagógica disponibilizada na plataforma Moodle) e complementadas com sessões assíncronas de suporte ao apoio pedagógico e esclarecimento de dúvidas;
- O/A formando/a tem a possibilidade de realizar o curso ao longo de 30 dias, de forma autónoma e flexível, ajustado ao seu ritmo e em função da sua disponibilidade (em termos de dias e horários);
- É assegurado ao/à formando/a um acompanhamento pedagógico permanente, através de e-mail, sendo-lhe assegurada uma resposta no prazo máximo de 48 horas.
Este curso pode ser desenvolvido na modalidade intraempresa, isto é, baseado na constituição de um grupo de colaboradores/as da própria organização. Para mais informações sobre modelo de organização e encargos, contacte-nos.
Inscrição
Para formalização da inscrição, o/a candidato/a deverá preencher a Ficha de Pré-Inscrição.
Pagamentos
Após a formalização da pré-inscrição, será remetido um e-mail com indicações para processamento do pagamento.
Após a validação do pagamento, será contactado/a para agendar o início da ação de formação, nas datas e horários que lhe forem mais convenientes.
Certificação
Atribuição ao/à formando/a, mediante aproveitamento (avaliação sumativa igual ou superior a 50%), de um Certificado de Formação Profissional.
Avaliação
No âmbito da avaliação, será considerada a seguinte dimensão de análise:
- Avaliação sumativa: ficha de avaliação da aprendizagem (100%).