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Gestão e tratamento de reclamações

Somos a única entidade formadora em Portugal certificada pela SGS na norma                          ISO 21001 - Sistema de Gestão das Organizações Educativas/ Formativas

Online
  • Horário: 24h/dia - 7dias/semana
  • Dias: Início imediato
Ficha de Pré-Inscrição
Destinatários

Pessoas que, no âmbito da sua atividade profissional, tenham necessidade ou interesse em adquirir conhecimentos relacionados com o tratamento e gestão de reclamações.

Objetivos

Pretende-se que no final do curso os/as formandos/as sejam capazes de:

  • Definir o conceito de reclamação
  • Identificar as tipologias de reclamações
  • Caracterizar as diferentes fases de uma reclamação
  • Elaborar metodologias para gerir e tratar reclamações para situações concretas
  • Identificar o tipo de erros a evitar no tratamento de reclamações
  • Identificar as diferentes tipologias de clientes e os modos de atuar
  • Sistematizar informação relativa às reclamações, propondo planos de melhoria
  • Aplicar a legislação relativa à área de reclamações
Programa

Reclamação

  • Definição
  • Tipos de reclamação
  • Razões de reclamação dos clientes e perceção de sinais de descontentamento
  • Modos de comunicação das reclamações
  • Etapas de uma reclamação.

Sistema de gestão e tratamento das reclamações

  • Metodologia base
  • Tratamento da Reclamação
    • Gestão atempada
    • Tipo de erros a evitar
  • Tratamento da informação e plano de melhoria

Livro de reclamações

  • Legislação aplicável

Fidelização dos clientes

  • Práticas potenciadoras da satisfação do cliente.
  • Comunicação verbal e não-verbal
  • Assertividade e empatia
  • Tipos de clientes e adaptação aos seus comportamentos
  • Técnicas para controlar e reduzir conflitos
  • Opinião do cliente.
  • Argumentação e afirmação
  • Gestão do stress em situações de crise
Organização

O curso assenta no seguinte modelo de organização:

  • Realizado online;
  • Composto por sessões de autoestudo (suportadas na documentação pedagógica disponibilizada na plataforma Moodle) e complementadas com sessões assíncronas de suporte ao apoio pedagógico e esclarecimento de dúvidas;
  • O/A formando/a tem a possibilidade de realizar o curso ao longo de 30 dias, de forma autónoma e flexível, ajustado ao seu ritmo e em função da sua disponibilidade (em termos de dias e horários);
  • É assegurado ao/à formando/a um acompanhamento pedagógico permanente, através de e-mail, sendo-lhe assegurada uma resposta no prazo máximo de 48 horas.

Este curso pode ser desenvolvido na modalidade intraempresa, isto é, baseado na constituição de um grupo de colaboradores/as da própria organização. Para mais informações sobre modelo de organização e encargos, contacte-nos.

Inscrição

Para formalização da inscrição, o/a candidato/a deverá preencher a Ficha de Pré-Inscrição.

Pagamentos

Após a formalização da pré-inscrição, será remetido um e-mail com indicações para processamento do pagamento.

Após a validação do pagamento, será contactado/a para agendar o início da ação de formação, nas datas e horários que lhe forem mais convenientes.

Certificação

Atribuição ao/à formando/a, mediante aproveitamento (avaliação sumativa igual ou superior a 50%), de um Certificado de Formação Profissional.

Avaliação

No âmbito da avaliação, será considerada a seguinte dimensão de análise:

  • Avaliação sumativa: ficha de avaliação da aprendizagem (100%).

Ficha de Pré-Inscrição